domingo, 6 de janeiro de 2008

La Notte.

Michelangelo Antonioni
"Hoje, quando acordei, você ainda dormia. Aos poucos, acordando, senti sua respiração leve.
E através dos cabelos que escondiam seu rosto, vi seus olhos fechados e senti uma comoção subindo à garganta. Tive vontade de gritar e acordá-la pois o seu cansaço era profundo e mortal. Na penumbra, a pele dos seus braços e pescoço estava viva e eu a sentia morna e seca.
Queria os lábios nela mas o pensamento de perturbar seu sono e de ainda tê-la em meus braços, me impedia. Preferia tê-la assim, como algo que ninguém tiraria de mim, pois só eu a possuía. Uma imagem sua para sempre. Além do seu rosto, via algo mais puro e mais profundo onde eu me refletia. Eu via você numa dimensão que englobava todo o tempo da minha vida.
Todos os anos futuros e os que vivi antes de conhecê-la, mas já pronto para encontrá-la. Este era o pequeno milagre de um despertar. Sentir pela primeira vez que você me pertencia, não só naquele momento, e que a noite era eterna ao seu lado.
No calor de seu sangue, de seus pensamentos, da sua vontade, que se confundia com a minha. Por um momento, entendi o quanto a amava, Lídia, e foi uma sensação tão intensa que meus olhos se encheram de lágrimas.
Eu pensava que isso jamais deveria terminar. Que toda nossa vida deveria ser como esse despertar. Senti-la não minha... mas como uma parte de mim. Uma coisa que respira comigo e que nada pode destruir, a não a ser a indiferença de um hábito que considero a única ameaça. Então, você acordou, e sorrindo, ainda adormecida, me beijou e eu senti que não havia nada a temer. Que seríamos sempre como naquele momento, unidos por algo que é mais forte que o tempo e o hábito."
Quando vi este filme, por indicação de uma amiga que tive o prazer de conhecer, me apaixonei perdidamente pela maneira sincera que Antonioni enxerga os detalhes, que muitos não conseguem ver. Procurei este último trecho na internet, tentei rever o filme algumas vezes e por esta amiga, fui presenteada com o diálogo final do filme - uma das cenas mais lindas que já vi.
Para quem não conhece, tente assistir a trilogia (L'avventura, La notte e L'eclisse) , de coração aberto.
Foi uma das melhores descobertas que já tive e hoje é um dos meus cineastas mais queridos.

5 comentários:

Anônimo disse...

eu já havia vistou ou lido algo parecido...
um cara pra lá de bacana.... existe até uma parceria dele com wim venders.... "além das núvens", tenho certeza que tbm ia gostar.

beijos saudosos

manu

Anônimo disse...

Muito bom...muito bom mesmo.

Vamos marcar com a galera a Confraria Cinéfila.

Emmanuelle Kant disse...

Xará, já viu esse curta: http://br.youtube.com/watch?v=FiZYhNRDcdg ?
Jeanne revisita a noite...

Anônimo disse...

Pô Veca, q lindo.
Deve ser lindo o filme... e eu que já sou boba... deve ser um prato cheio....
queria assistir.....
Bj
Sami

Raphael Neri disse...

tem pra alugar?