segunda-feira, 28 de janeiro de 2008

Instruções para chorar

Julio Cortázar
Deixando de lado os motivos, atenhamo-nos à maneira correta de chorar, entendendo por isso um choro que não penetre no escândalo, que não insulte o sorriso com sua semelhança desajeitada e paralela. O choro médio ou comum consiste numa contração geral do rosto e um som espasmódico acompanhado de lágrimas e muco, este no fim, pois o choro acaba no momento em que a gente se assoa energicamente. Para chorar, dirija a imaginação a você mesmo, e se isto lhe for impossível por ter adquirido o hábito de acreditar no mundo exterior, pense num pato coberto de formigas ou nesses golfos do estreito de Magalhães nos quais não entra ninguém, nunca. Quando o choro chegar, você cobrirá o rosto com delicadeza, usando ambas as mãos com a palma para dentro. As crianças chorarão esfregando a manga do casaco na cara, e de preferência num canto do quarto.
Duração média do choro, três minutos.

9 comentários:

Samira Andari disse...

Veca, lendo isso, me lembrei de um episódio de minha vida, que eu estava muito mal, emocionalmente e após um fato péssimo, comecei a chorar, e uma amiga minha disse: "amiga, que classe, vc é uma lady, como pode chorar assim tão no silêncio, tão elegante?"
Engraçado, acho que hj não choro mais assim........
O importante mesmo é lavar a alma né?

bjs

Leo disse...

muito bom!!

Anônimo disse...

Viveca,
Você tá precisando conversar.
O blog é um caminho...mas precisa "externalizar" esse post.

Assim como a dor, o choro tb não tem regra. Apenas sente-se. Apenas chora.

v. disse...

Gostei muito dos 3 últimos textos, esse do Cortázar (lembre-se de não enxugar as lágrimas, fazem bem à pele), o teu e o do Nuno Ramos, que li trocentas vezes e continuo não entendendo, é conto? Quem é esse cara?
(obviamente, ri litros do "bora baêa, minha porra")

Unknown disse...

é... "bibi", a questão é que quando a vontade vem é avassaladora (como um todo) né? iai... continua...

Anônimo disse...

É,Vivequita..quando tem um porto seguro a vista,chorar parece nadar até ele,pra se agarrar como se fosse o ultimo e mais querido de todos.
Você como sempre,despertando..
Beijao,anjo!

Anônimo disse...

estou treinando.

:.(

manu

Kika disse...

Quer saber, Ratinha? "Deixando de lado os motivos" chore, de preferência, num ombro amigo. O meu tá aqui, te esperando quando quiser chorar de rir ou de tristeza.

Anônimo disse...

o que eu estava procurando, obrigado