sábado, 15 de março de 2008

Trecho

"Sabe?
Eu procuro agora, de preferência em certas horas, os lugares em que um dia fui feliz, feliz à minha maneira, e ali tento com minha imaginação imprimir ao presente a forma do passado irrevogável, ou também representar mentalmente o passado; e ali me ponho muitas vezes a dar voltas sem finalidade, como uma sombra, pelas ruazinhas de Petersburgo.
Neste instante recordo, que faz um ano que andei pela mesma calçada, e nesta mesma hora, tão só e triste como hoje. E recordo que meus pensamentos de então eram igualmente tristes como os de agora, e apesar de que também o passado não seja melhor, parece-nos que o foi, como se tivéssemos vivido mais placidamente, e não tivéssemos tido sobre a alma essa vaga melancolia que agora nos persegue...que não sentimos esses remorsos de consciência, que nos atormentam de modo tão doloroso e incansável, e não nos deixam gozar de um instante de repouso nem de dia, nem de noite.
E a gente abana a cabeça e murmurra "Como passam rápidos os anos!" e a gente volta a perguntar a si mesmo: "Que fizestes dos teus anos? Onde enterrastes o teu tempo?
Vivestes ao menos? Ou não?" "Olha - dizemos para nós mesmos - olha que frio faz no mundo. Passarão ainda alguns anos, e então virá a espantosa solidão, virá com suas muletas a velhice trêmula, trazendo consigo a tristeza e a dor. Perderá suas cores o teu fantástico mundo, murcharão e morrerão seus sonhos, e como a folha amarela da árvore, igualmente se desprenderão de ti..."
Noites Brancas, Fiódor Dostoiévski

4 comentários:

Anônimo disse...

muito bom, muito bom...como sempre, né?

boas referências.

parabéns!

Anônimo disse...

"...quando não estás diante de mim no mesmo instante sinto raiva de ti, juro.De tal forma que eu te pegaria e envenenaria com alguma coisa! É isso. Agora não faz nem um quarto de hora que estás comigo e toda a minha raiva ja passou, e mais uma vez tu me és uma pessoa querida. Fica comigo..." Do mesmo autor, em O Idiota.

Emmanuelle Kant disse...

Já viu o filme do Visconti?
Com o Mastroianni?
Lindo.

Samira Andari disse...

Veca, perfeito o ''texto''.

Engraçado, estou nesse momento de querer viver. Parar de andar em volta do mesmo lugar, olhar mais adiante.
bj