segunda-feira, 5 de março de 2007

...ter loucura sem ser doida...

"Não entendo. Isso é tão vasto que ultrapassa qualquer entender. Entender é sempre limitado. Mas não entender pode não ter fronteiras. Sinto que sou muito mais completa quando não entendo. Não entender, do modo como falo, é um dom. Não entender, mas não como um simples de espírito. O bom é ser inteligente e não entender. É uma benção estranha, como ter loucura sem ser doida. É um desinteresse manso, é uma doçura de burrice. Só que de vez em quando vem a inquietação: quero entender um pouco. Não demais, mas pelo menos entender que não entendo".
Clarice Lispector


*Clarice. Uma das minhas favoritas - a que me espelho, a que adoraria tornar-me se fosse possível, a que devoro os livros, sem preguiça alguma. A que vê na loucura um ar de imaginação, de doçura, de entendimento, mesmo que não seja o entendimento que nos acostumamos e nos obrigam a ter. Este é um dos muitos fragmentos, vivos no meu caderno de anotações.

6 comentários:

Anônimo disse...

É Vivi... Mesmo distante parece que a gente se entende... Lembra que eu disse que ao imaginar Clarice eu imaginava você?! rsrsrrsrsrsrsrs E sem ao menos desconfiar que você gostava dela! ...
Clarice é espetacular, fantastica... E realmente, como são as palavra delas... facéis de entender, não preciso de mais nada, além de entender que eu não entendo...
Muito sucesso, paz, saude e felicidade pra ti viu honey?!
Kisses

Anônimo disse...

Lispectorianamente falando:

"Mas eu sempre tivera medo de delírio e erro. Meu erro, no entanto, devia ser o caminho de uma verdade: pois só quando erro é que saio do que conheço e do que entendo. Se a "verdade" fosse aquilo que posso entender – terminaria sendo uma verdade pequena, do meu tamanho."

Filosofia de mulherzinha, dizem...

Marcos Siqueira disse...

tradução de muitas almas.

beijo!

Myriam disse...

Quando eu tinha uns 12 anos ( faz um tempão... ), colei na parede do meu quarto meu poema preferido:
" Tenho fases, como a lua
Fases de andar escondida,
fases de vir para a rua ".
Clarice é tudo.
Saudades Vive, fim do mês tò aí.
Beijos

Anônimo disse...

Não entendi nada....hauhauahuahuahau


saudades gôda te amo
tai

Anônimo disse...

"O número dos loucos é infinito. Ora, esse número infinito compreende todos os homens, com exceção de uns poucos, e duvido que alguma vez se tenha visto esses poucos". Erasmo de Rotterdam