sexta-feira, 21 de julho de 2006

Um Cabernet Sauvignon, por favor.


Por Viveca Santana

Hoje não vou escrever sobre rock. Tenho sido bem déspota, falado apenas de coisas que eu gosto, que eu ouço, que gostaria que todos tivessem a oportunidade de conhecer - admito.
Terei o meu dia de menina chic, clássica, caracterizada de bolsinha Louis Vuitton a tiracolo e scarpin - afinal todos temos um segredo escondido e ainda não consegui ser democrática, me perdoem.
Aos apaixonados por filmes antigos que são o retrato do romantismo que já não vemos faz tempo, do tempo em que se ía ao cinema de mãos dadas com o namoradinho comportado e das vozes lindas, das divas inalcansáveis do Jazz, e dos discos de Vinil, apresento-lhes a minha paixão, Nina Simone.
Claro que alguns já conhecem essa senhora, talvez em audições obrigatórias de algum pai, que no Domingo obrigou toda a família a ouvir todos os discos empoeirados que tinha em casa, da Nina, do Ray Coniff e sua orquestra ("parararará..."), do Roberto Carlos e do Raul ( ou por ter uma gosto legal, saudosista mesmo).
Nina é uma das cantoras mais representativas do Soul e do Folk americano - alguns acreditam que seja até uma das divas nascidas em solo alagado de New Orleans mas, hã-hã, a dona é da Carolina do Norte um dos berços Jazzistas (ops, ela odiava que a considerassem uma cantora de Jazz, achava coisa de branco - a dona era ativista das boas).
Para os que amam solos de piano é um prato cheio e gostoso de ouvir tomando um bom vinho. Tá. na primeira vez que você ouvir pode até pensar que trata-se de uma cantora Gospel/Mórmon pela sua voz forte, intensa e extremada mas, com certeza após ouvir " My baby just cares for me" e "I put spell on you" ( que inspirou até o "tralalá" lindo dos Beatles em "Michelle"), ou uma das suas interpretações de baladas francesas, muda de idéia ( se você tiver 10% de romantismo, pelo menos, correndo nas veias).
Há até quem tente dar uma imitada atualmente, tocando piano e cantando - bem difícil comparar.
Dedico:
- Don't Smoke In Bed (aos fumantes)
- I Put a Spell on You (às possessivas)
- Just Like A Woman (às emotivas mulheres)
- Lilac Wine (aos enólogos)
- Mississippi Goddam (aos ativistas)
- My Baby Just Cares for Me (aos que não sabem dançar, mas tentam)
- Ne Me Quitte Pas (às Anitas e ninfetas)
- I Love To Love ( aos iludidos)
- My way (aos esperançosos)

10 comentários:

Anônimo disse...

Não só li seu belo texto, como estou ouvindo Nina Simone agora... na verdade essa tarde só vai rolar ela aqui no cafofo!!!

Anônimo disse...

escrevendo bem petit. Gosto muito dessa mocinha ai tbm. Alias a mocinha do filme "antes do solse por"/"antes do amanhecer" faz uma interpretação da Nina Simone no segunto filme *que n seu qual dos dois eh) estonteante. Ainda n tenho certeza se gostaria de ser o cara ou a mocinha naquele filme dali.... acho que a mocinha.... ela ouve Nina Simone.

Anônimo disse...

Viveca, vc tá escrevendo cada vez melhor!

esse texto tá ótimo, e me deu uma vontade danada de conhecer melhor nina simone.

tô sem poder beber, mas assim que voltar vou degustar um bom cabernet, desses razoavelmente baratos mas de um bom gosto muito próprio.

beijão!

Anônimo disse...

Vou continuar dizendo...
Você é SENSACIONAL!!!
Te amo

Anônimo disse...

Vi... a blusa rola sim...quem tá produzindo umas camisas bacanas eh Adelson(Moca)...ele fez uma do hellacopters pra BB...ficou bacana...manda pra ele que ele faz pra vc em babylook...acho que ele ta cobrando 20 na camisa.

bjoca moça

Anônimo disse...

Curioso, conheci Nina num desses filmes aí tb... antes do sol alguma coisa (sei que é o segundo, o que eles se reencontram). Depois de um dado tempo Viveca me pergunta se eu gosto, quando eu já havia passado horas escutando a Diva!!!

Agora estou eu aqui, com um CD quentinho saído do gravador pra entregar a vc... talvez só no "summertime" eu consiga. Difícil achar vc!

Aos que não conhece, ganhem um tempinho com ela, nem que seja apenas uma vez... e não se sintam na obrigação de gostar... depois, caso não gostem, é só não escutar mais... mas, pra meu gosto, é muito boa!!!

Beijo Grande Viveca!!!

Anônimo disse...

De fuder !!! O texto e a Diva !
Parabéns !!!

Anônimo disse...

eu pegava.
(entenda como quiser)

Marcos Siqueira disse...

boa dica! botei seu link lá no blog.
um beijo!

Anônimo disse...

e depois da leitura...
coloco na vitrolinha
"Feeling Good" (trilha sonora pra te conhecer)