segunda-feira, 6 de fevereiro de 2006

Macacos, rock e algumas baboseiras



por Viveca Santana


Sabe aquela música que você ouve uma vez e não gosta, ouve duas e pára pra escutar melhor e na terceira se ouvir, já está por aí dançando?
Então, tente ouvir algo do Arctic Monkeys.
Talvez os fanáticos por Britpop confundam com o estilo urbano do The Libertines ou simplesmente acreditem ser mais uma opção do neo rock (leia-se Strokes, The Yeah Yeah Yeahs, Franz Ferdinand, Arcade Fire...), mas não é. Ou se é, podemos pensar no novo estilo que se criou – mais baterias, guitarras, zero de firulas e muita atitude (vá lá, pode ate ser). E que bom que o rock está mudando.
Obviamente o Arctic Monkeys virou febre em Londres, logo no lançamento do seu primeiro single, o "I Bet You Look Good on the Dancefloor" - seu cd de estréia “Whatever you Sam i am, that´s what i´m not”, lançado no último dia 30, já é um dos mais vendidos na Europa, quase batendo bandas da moda, como o Oasis com o seu de última, “Definetely maybe”.
Alguns críticos já dizem que trata-se de um embuste da mídia, algo como uma cria de laboratório movida a Marketing para vender cds (o Arctic vendeu 120 mil cópias em 24 horas graças à divulgação de faixas na internet, de graça) ou ainda, que se comparam aos históricos Beatles no critério histeria.
A banda composta por quatro adolescentes de Sheffield que fazem o estilo roqueiros style/decadentes – a característica que ultimamente mais tem atraído fãs – foi formada em 2003 e hoje é contratada da Domino, gravadora do inovador Franz Ferdinand.
As faixas do primeiro cd são bem simples (13), mas com um ritmo provocador e denso – há quem ouça e acredite estar envolvido numa session e em meio a todos os ruídos audíveis de uma banda (também pode ser o tipo de trilha perfeita para inventar coreografias ridículas e divertidas ou cantar gritando – apostas nas faixas Cigarrete Smoke e Mardy Bum, maravilhosas).
E para os que não foram infectados pela fenômeno da net, só resta indicar o caminho das pedras – tentem baixar qualquer uma e depois das três etapas me contem se dançaram, se odiaram ou se pensam em escutar um pouco mais.



11 comentários:

Anônimo disse...

vou procurar!!!

Anônimo disse...

Amiga sua cara esse estilo de som...

Adorei a iniciativa do blogger!!

Bezô:o*

Anônimo disse...

sensacional!!! coloque o www.sobreacidade.blogspot.com na sua lista de favoritos!!!

Anônimo disse...

essa banda é bem bacana.
mas mais bacana e grudenta ainda é aquela banda de são paulo que se chama tradicional rhinos!
e o texto tá bem bacana.
(Y)
eu curto a palavra bacana.
fui contaminado pelo texto.

Ricardo Martins disse...

vi vi vi Viveca! Que legal que vc tem um blog! Continue escrevendo, escreva mais e mais e mais... Abraços!

Ricardo Martins disse...

Ah, esqueci. Tb tenho blog, hehehhe, é o Falta de Absurdo

Anônimo disse...

Viveca,

Tá tudo muito massa, principalmente pelo Franz Ferdinand.

Siga em frente...

Anônimo disse...

POSITIVE VIBRATION!!!!
Bjos Vibe, vc é demais!!

Anônimo disse...

fiquei curioso pra ouvir vivs,
agora vou passar por aqui sempre

bjim baixo niveo

Anônimo disse...

essa banda é bem legal mesmo... acho o som bem proximo do libertines, menos decadente e mais divertido

Anônimo disse...

Amiga...vc eh muito talentosa viu! Continue escrevendo viu! bj