quinta-feira, 19 de abril de 2007

Saudade.

Por Viveca Santana
Tem pessoas que passam pela vida da gente por algum motivo.
Algumas para nos ensinar alguma coisa (mesmo que a gente não aprenda ), para a gente não esquecer ou simplesmente para fazer companhia e dividir coisas simples como a cama, os problemas e agruras que a vida teima em despejar ou, um banco de praça.
Tem as que passam distraídas, numa intensidade grande e marcam com sua grandeza .
Algumas dessas pessoas especiais estão indo e sinto muita falta delas. Todas de uma importância tremenda porque me ensinaram muito, sofreram comigo, me trouxeram tranquilidade na hora certa, estiveram perto nos dias de sorriso.
Algumas continuam por perto, mas a vida tem afastado, com todos os seus desacertos : porém, continuam aqui, guardadas em algum lugar do peito.
E há as que não estão mais e não tem jeito, não posso dividir um domingo ou abraço - só posso me acostumar com a saudade que não vai embora nunca (mas que é boa assim mesmo: não tem coisa melhor do que uma lembrança).
Lembrança do cheiro, do jeito de tocar, da maneira de sorrir, de um cafuné, de uma frase dita e que nunca se esquece nem com o tempo.
Esse tempo dura muito às vezes, parece uma eternidade. E Longa.
Para os que não são esquecidos nunca, por motivos diferentes : uma música, uma dança, minha pieguice e o meu amor pra sempre.
Para minha doce avó, Olívia e Taísa (e para todos os amigos queridos, de perto).
Esse é para vocês.

14 comentários:

Anônimo disse...

Fantástica a sua percepção das coisas. É exatamente o que sinto por um amigo que foi morar longe. Identificação instatânea, vivência intensa, passagem rápidá e saudade gigante. Espero isto não acontecer com você um dia... Te mato! Rsrsrs...
Mas por favor fique sempre por perto.
Te amo.

Anônimo disse...

Amiga,

Cada dia mais sinto sua falta de alguma forma, seja o seu sorriso, sua teimosia, seus gritos, sua alegria, sinto falta de você! Mas seu lugar está guardado aqui, e nunca vai ser preenchido. Muito bom texto, fico orgulhoso de ter uma amiga como você. Vamos aparecer!

Anônimo disse...

Vi, vc tá quase uma poeta!

Gean Santos disse...

coisa fina esse texto... agora se eu fosse vc ia no show da machina amanha no pub da barra, só vai ter a juventude esperta da bahia.

falando sério ficarei feliz com sua presença lá.

foda, Orestes é gênio.

Anônimo disse...

miguinha...saudades tb!!! Vá lá no Pub hj...

bicota

Anônimo disse...

Dois...
Apenas dois.
Dois seres...
Dois objetos patéticos.
Cursos paralelos
Frente a frente...
...Sempre...
...A se olharem...
Pensar talvez:
“Paralelos que se encontram no infinito...”
No entanto sós por enquanto.
Eternamente dois apenas.
Pablo Neruda

Anônimo disse...

Estranho esse negócio de "perto longe" quando você se acostuma a ver alguém todos os dias. E como eu sinto falta dos nossos dias! Dos risos fora de hora, das bricadeiras em meio ao "caos"... Até que formamos uma boa dupla. Um bom lado. O lado esquerdo. Saudades de você, Ratinha! Muitas. Beijo!

Anônimo disse...

Quando li seu texto, fui lembrando das cenas, dos lugares que já passamos, das conversas pelo telefone e meus olhos encheram d`água e meu coração ficou apertado, com vontade de te abraçar... saudade imensa amiga...
te amo..
bs
Lu

Anônimo disse...

POSITIVE VIBRATION, são nessas palavras que resumo o que significa a pessoa Viveca!!!!
Adoro demais vc nega!!!!

Bjãoooooooo

Anônimo disse...

Foram várias músicas, danças e pieguices...Saudades...
Beijos, ou melhor, bitoquiiiiiiinha. Hahaha, lembra?

Anônimo disse...

Sacanagem falar de saudade. Ainda mais assim, tão bem. É disso que eu vivo, sempre. Saudades de tudo e de todos. Tem sempre uma parte importante que está longe, meus amigos espalhados pelo mundo...
Bjssssssss

Christiana Fausto disse...

vi, vc tá linda, escrevendo cada dia melhor. Sobre saudade, adoto uma frase de Millor: "traga a saudade para o dia-a-dia para ela não virar melancolia". É isso aí, claro q presença física é bom, mas hoje com internet matamos as saudades assim, cada um na sua casa, e isso não exclui o encontro ao vivo. Quero te ver logo. Grande beijo, obrigada por incluir-me na sua lista e por incluir Olivia na sua saudade. Preciso fazer a minha lista de blogs amigos. Beijo, Criste.

Marina Hermont Camelo disse...

Vc sabe que eu sinto saudade dos meus amigos de Salvador, né? Pessoas maravilhosas como você. Gente de coração bom, alegre, amiga. Ô terra boa!! Saudade da Bahia...

Anônimo disse...

lembrancas, melancolia, vontade de ver, dar risada, ouvir, falar, sentir o cheiro, emocionar-se com as descobertas-duvidas, saber dos sonhos, o que anda fazendo, o que pretende fazer..e por ai vai..tudo isso poderiamos chamar de saudade...e amenizar este sentimento, esta dor no peito, as vezes e so deixar os rancores de lado..a vida passa!