domingo, 26 de março de 2006

A cura para os casmurros

por Viveca Santana



As coisas realmente são simples. Pelo menos quando a gente quer. Ultimamente tenho estado excessivamente de mau humor – há quem diga que sempre fui assim, que nasci assim ou que durmo e acordo do mesmo jeito. Um caso refinado de grosseria grotesca que só passa com música. E aí vieram as terapias sugeridas – dormir melhor, meditar (blergh !), tentar ser mais simpática com o próximo (essa é “ótima”), ler e a melhor de todas – ouvir música boa.
Ando tão sem saco que fiquei com vontade de comentar sobre coisa velha (nem tanto, já que tem só uns dois anos de lançado).
A verdade é que a cura pra esse mal humor todo (pelo menos por instantes) é ouvir o “novo” X&Y do Coldplay. Tenho escutado tanto, que tem gente que nem me suporta mais - consegui transmitir um pouco do meu mau humor para a humanidade e isso é motivador.
Alguns já devem conhecer através das rádios “Speed of Sound”, a música que causa o ímpeto de sair correndo de alegria (como o Gene Kelly chutando poças de água, todo contente , em “I singin’ in the Rain”), “Fix you”, “Swallowed in the sea” e “Talk” que tem um clip novo rolando nas tv´s e alguns remixes na internet muito bons.
A música do Coldplay parece não retroceder em qualidade nunca, vai melhorando com o tempo – cria um universo estranho e não contente, emociona (dá pra lembrar da morte do cachorro que a gente gosta até hoje, da chatice do dia-a-dia, da pilha de pratos que você vai lavar daqui a pouco ou do amor que você ama e não está nem aí para você – a famosa confusão de emoções).
O cd tem 12 canções lindas, longas e poéticas (até para os durões mau humorados) – li em algum lugar que foi o resultado de uma viagem do cantor-ativista Chris Martin à Africa apoiando causas sociais (tão simpático quanto o Bono “Nobel da Paz” Vox) e a 18 meses de trabalho árduo da banda, com gravações em vários estúdios do mundo.
A turnê continua rolando mas, pelos boatos de internet, não vai ter show da banda no Brasil tão cedo (previu-se apresentações em Abril em Sâo Paulo só que as negociações pararam por conta da gravidez da esposa de Martin, a ex Brad Pitt).
Aos sorumbáticos e aos bem humorados amantes de Coldplay só resta esperar pacientemente.

quinta-feira, 16 de março de 2006

Uma "quase" nota fúnebre

Em virtude dos acontecimentos festivos, da falta de criatividade e cansaço pessoal, dei uma parada para pensar sobre os próximos textos. Voltarei assim que estiver recuperada.